Quando todos os esforços para preservar seus dentes naturais não dão resultado, as extrações podem ser necessárias diante de um dente intratável ou frente a uma doença periodontal avançada. Quando um dente está malformado, danificado, impactado ou encravado, diferentes procedimentos são usados. Entretanto, quando a cirurgia de extração é obrigatória e, dependendo de qual dente é removido, podemos oferecer uma substituição na forma de implante dentário ou prótese oral.
Restaurações impedem o avanço das cáries, corrigem danos estéticos e são uma maneira eficaz de preservar ou restituir a saúde oral.
Dúvidas:
Preciso extrair meu dente?
Com a adoção cada vez maior de cuidados preventivos, a extração de elementos dentários é menos frequente a cada dia. Somente naqueles casos em que realmente não se consegue mais a recuperação ou o aproveitamento deles, seja por estarem muito deteriorados, ou porque extremamente mal posicionamento em boca não permitem a oclusão correta dos demais dentes do conjunto.
Quanto tempo dura o processo de cicatrização?
Para os tecidos moles (gengiva), ele varia entre 7 e 10 dias. A cicatrização completa (levando à formação de osso) pode levar em torno de dois meses ou mais. Por tal motivo, se recomenda atualmente a colocação de implante imediatamente após a extração.
Que cuidados devo tomar logo após uma extração?
Nas primeiras 48 horas, evitar alimentos sólidos ou granulosos, cuja deposição no espaço cicatricial pode contaminar e até infectar o mesmo. Da mesma forma, evitar alimentos quentes. Não realizar bochechos nem enxágues enérgicos porquanto tais manobras levam ao desprendimento do coágulo e dar inicio a hemorragia, processo inflamatório ou atraso na cicatrização.
Evitar esforço físico além das atividades leves nos primeiros dois dias após o procedimento. Seguir as orientações e a medicação prescritas pelo profissional, dentre elas, a correta higiene do local.